terça-feira, 15 de junho de 2010

És Feliz?


"Não pergunto se te sentes bem agora ou se estás contente, mas se és feliz"

Costumo dizer isto a várias pessoas e nunca ninguém me responde que é realmente feliz. As repostas são muito dúbias e difundem-se de várias maneiras. Talvez aconteça porque nunca sentiram realmente o que é a felicidade ou porque não sabem definir esse sentimento, ou simplesmente porque não sabem o que sentem.

É muito complicado definir o que é a felicidade, mas para mim é um estado continuo de bem estar. Será isto possível? Será possível estarmos sempre bem? A verdade é que nunca estamos 100% bem, até porque o ser humano é muito insatisfeito, contudo a felicidade é muito além disso.

Eu posso estar hoje feliz, mas não ser feliz, porque ser feliz é no fundo ter um conjunto de coisas na nossa vida que nos faz ter forças para acordar cedo e aguentar um dia de trabalho. Ser feliz é enfrentar situações bastante adversas com uma serenidade invulgar. Ser feliz é no fundo a equação entre os momentos bons, maus, menos maus e muito maus. É o quadro pintado com tons melancólicos e cores quentes, traços tortos e outros mais rectilíneos, mas que no fundo acaba por ser uma obra de arte.

A criança dentro de mim diz que podemos ser felizes e que essa felicidade pode ser igual a muitas histórias que vemos no cinema ou que folheamos num livro.

Vamos pensar que a felicidade é como as fadas e como tal temos que continuar a acreditar, pois se não acreditarmos ela vai acabar por morrer sem nunca ter nascido nas nossas vidas.